Em visita à indústria e Centro de Distribuição Forno de Minas nesta quarta-feira (7/7), a prefeita Marília Campos se reuniu com o CEO da empresa, Helder Mendonça. O encontro faz parte de uma série de encontros com empresários para debater as perspectivas de retomada e crescimento da economia da cidade. A implantação de um distrito industrial na região Nacional, para fortalecer o núcleo existente e atrair novos investimentos, esteve entre os temas abordados. Além da necessidade de vacinação contra a Covid-19, para os trabalhadores da indústria.
Na ocasião, a prefeita Marília Campos enfatizou sobre a importância de fortalecer o diálogo e atuação conjunta entre poder público e setor empresarial para a promoção de um modelo de desenvolvimento qualificado, gerador de empregos e em bases sustentáveis.
Helder Mendonça relembrou a parceria com executivo, desde a retomada do controle da fábrica em 2009. “Tenho um carinho especial pela Marília, porque quando começamos, ela veio aqui junto com o governador e foi um momento muito emocionante, porque a gente estava retornando para a Forno de Minas na época”, elogiou. A empresa emprega hoje, cerca de 12 mil pessoas, sendo 80% mulheres, e exporta para 16 países, além de ser referência no Brasil. E tem projetos de ampliação da unidade no bairro Nacional.
“A Forno de Minas além de ser uma marca do estado e estar em Contagem, projeta a nossa cidade como a terra do pão de queijo de qualidade. Por isso, coloco a Prefeitura à disposição para ajudar na ampliação de suas atividades, porque nos interessa fortalecer o desenvolvimento local”, afirmou a prefeita. Ela também propôs uma parceria entre as empresas, a Funec e o Cefet para a formação de mão de obra qualificada para atender ao setor de alimentação.
De acordo com o secretário René Vilela, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem trabalhado para viabilizar a criação de um núcleo de representação das empresas, de modo a implementar o distrito industrial, em parceria com o poder público.
“Estamos trabalhando para constituir um distrito industrial aqui nesse polo que, ao longo dos anos, recebeu grandes equipamentos da indústria, da logística e do e-commerce. A regulamentação de um distrito novo em parceria entre o poder público e o setor empresarial, significa um planejamento de todo o território quanto a mobilidade, integração de todo sistema viário, meio ambiente e potencial econômico. A constituição de um distrito facilitaria e muito a atração de novos investimentos”, enumerou o secretário.
CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS: